Camomila


A planta é uma poderosa fonte de alimentação, doação e amor. Promove o sentimento de ancoramento materno, com proteção no nível físico, psíquico e emocional. Faz proteção no sistema digestivo e excretor contra as substâncias tóxicas e agentes agressivos do novo ambiente do recém-nascido.

A essência floral reproduz internamente um ambiente protegido, facilitador da adaptação do bebê ao seu novo meio.

No nível psíquico e emocional, mantém ativo o arquétipo da mãe protetora e amorosa, para que a criança comece sua caminhada sentindo-se segura e amparada. Por isso o chá ou a essência floral age como tranqüilizante (bastante indicado em estados de ansiedade e insônia), pois restaura a sensação do indivíduo de que ele não está só. A ilusão de estar só provoca o sentimento de ansiedade e medo de nos movermos com independência, através de nossas experiências. Quando reconectamos a certeza de que não estamos sós, vemos com clareza e com fé o caminho para o qual encarnamos.

O rompimento traumático com o vínculo materno é o que gera no indivíduo a característica de isolamento - pelo medo de enfrentar o mundo sozinho, fazendo com que desenvolva um sistema de defesa paranóide (desconfiança, orgulho e arrogância). Nos adultos, que na infância tiveram prejudicado este vínculo de confiança básica, a essência retece o contato com a mãe interna positiva. Restaura a confiança no feminino, através da receptividade e tranqüilidade. A essência floral tem grande indicação para crianças ou adultos que cedo tiveram traumas no vínculo materno, por separação, abandono ou maus-tratos, modulando um comportamento ansioso, inseguro ou hiperativo. O padrão emocional negativo trabalhado por essa flor é a doação até a exaustão e esgotamento. No indivíduo que desenvolve esse traço de personalidade, a essência ajuda a colocar limites em suas relações, ou seja, doar-se sem destruir-se. O padrão positivo é a doação amorosa, alegre e incondicional.

  • Nome científico: Matricaria chamomilla
  • Nome comum:Camomila, Maçanilha
  • Família: Asteraceae
  • Virtude: doação, nutrição, segurança
  • Desarmonia:ansiedade, hiperatividade, fixação oral.

Camomila
Foto da flor de Camomila
Camomila
Solução-estoque de Camomila