Hortelã-pimenta


Para o indivíduo que é lento em sua percepção, motricidade e/ou funções vitais, que tem a tendência a ficar estagnado no seu crescimento, por um amortecimento da força que é natural e inerente a todos os seres, que os faz crescer e desenvolver. Nesse caso, há um entorpecimento tanto da força vital do indivíduo, como do emocional e mental.

A essência trabalha literalmente o acordar desse sono profundo, conscientizando o indivíduo para os aspectos em que ficou defasado. Para acordar essa consciência é preciso calor. Amor e estímulo acordam o fogo interior. Recomenda-se a essência para trabalhar com deficientes em todos os níveis. Geralmente esses indivíduos vêm de uma série de tentativas frustradas de transcender zonas obscuras de sua evolução; ou recém conseguiram e estão vencidos pelo cansaço. Necessitam tempo para que sua alma descanse e se reorganize internamente para prosseguir em seu processo de crescimento. Também se observa esses amortecimentos em situações de obsessão ou auto-obsessão, onde o indivíduo vai perdendo sua força de reação e motivação para a vida.

O floral da Hortelã-pimenta pode ser utilizado nos estados depressivos junto com a essência do Fruto da Jurubeba e outras essências que atuem na depressão. É indicado para portadores de necessidades especiais quando apresentam alguma deficiência ou superdotados. E para adultos que ficaram defasados em algum aspecto de seu desenvolvimento. Utiliza-se, também, como um tônico para problemas digestivos ou qualquer outra disfunção que se caracterize por lentidão. Por exemplo, a dificuldade de concentração por lentidão dos processos físicos e psíquicos. A essência traz alegria e vivacidade, recuperando a criança interior, transformando o adulto num ser integrado e feliz.

Indica-se, também, nos casos de ambivalência no desejo de crescer, pela fantasia que o indivíduo faz do esforço que terá que dispender para isso. Daí, geralmente, desiste. A essência traz sensação de alívio e proteção. O perfume da flor afasta as influências negativas, trazendo para a alma uma sensação de paz e relaxamento, para que o indivíduo possa fazer seu trabalho de forma organizada, integrada e tranqüila.

  • Nome científico:Menta spicata
  • Nome comum: Hortelã-pimenta; Menta
  • Família: Labiatae
  • Virtude: vontade; motivação; ação
  • Desarmonia: lentidão; preguiça; recusa ao crescimento

Hortelã-pimenta
Foto da flor de Hortelã-pimenta
Hortelã-pimenta
Solução-estoque de Hortelã-pimenta