Jurubeba


A planta age como um tônico da energia sexual e do processo digestivo. Tem uma ação através dos rins, supra-renal, pâncreas, fígado, vesícula biliar, baço e estômago, dissolvendo as impurezas do sangue, acumuladas por alimentação inadequada e principalmente pelas emoções em desequilíbrio.

A energia da planta entra como um ciclone, em grande movimento, varrendo e sugando as toxinas do nível físico e psíquico. No psiquismo, possibilita a compreensão e elucidação das experiências do passado remoto e recente. Limpa o indivíduo da amargura e da culpa, sentimentos esses oriundos da falta de compreensão do verdadeiro sentido de nossas experiências. Desobstrui os canais mais densos, possibilitando o contato com o corpo espiritual.

Esses sentimentos vão nos atrelando ao passado, impedindo a nossa desidentificação dos papéis e funções que exercemos junto daquelas almas com quem nos encontramos ao longo de nossas existências. O sentimento de culpa decorre da incompreensão do nosso papel na teia universal. Vem da fantasia de sermos superiores e perfeitos, distorcendo a noção da verdadeira responsabilidade que temos dentro da engrenagem universal. Quando nos libertamos do sentimento de culpa, conseguimos retomar a consciência do verdadeiro papel que nos é conferido. A flor nos auxilia na conscientização da responsabilidade que nos cabe nessa vida. Atua em nosso nível mais denso, e seu efeito, nesse aspecto, é complementado pelo Lírio branco. Possibilita a libertação do indivíduo daqueles carmas que vêm se repetindo ao longo de muitas existências.

A essência da Jurubeba deve ser ministrada com a essência do Fruto da Jurubeba e com a Erva-mate, quando o indivíduo, em início de tratamento, apresenta estrutura de ego para trabalhar culpas mais profundas. Quando não, receitar essa flor somente após o Lírio Amarelo.

  • Nome científico: Solanum paniculatum
  • Nome comum: Jurubeba; Juribeba; Jupeba; Jurubeba-verdadeira; Jurubeba-altera; Jurubebinha
  • Família: Solanaceae
  • Virtude: purificação, vitalidade, compreensão e clareza de experiências vividas
  • Desarmonia: culpa, depressão, baixa libido

Jurubeba
Foto da flor de Jurubeba
Jurubeba
Solução-estoque de Jurubeba